terça-feira, 24 de maio de 2016

49º Capitulo: “Sinto que não há qualquer luz ao fundo deste túnel”

- Podo ir contigo, papu? – levava a Morena no carro em direção da casa do André e da Iara. Era mais um dia de treino, mais um dia em que ia deixar a minha filha com a mãe. Provavelmente mais um dia em que não a iria ver. Um dia em que a Ania não viria à porta para me ver.
- Já sabes que não pode ser, princesa do pai.
- Oh! Eu queo tar contigo! E não com a mamã.
- Porque é que não queres estar com a mamã?
- Porque ela tá tiste! – não podemos ser todos como as crianças? Acho que a Morena nos consegue ensinar mais do que qualquer outro adulto neste momento. Ela, mais do que ninguém, sabe perfeitamente o que a mãe sente. O que eu sinto ou o que qualquer um da família sente. Ela observa-nos, chega perto de nós para nos tentar consolar e faz de tudo para mudar o ambiente onde quer que esteja. Mesmo que isso seja a sua maneira de ser e não o faça conscientemente.
- Então…mas se tu não fores para ao pé da mamã, ela ainda fica mais triste.
- Fica?
- Claro, More – parei o carro junto da porta de casa do André, saindo do mesmo. Fui até à porta do banco traseiro, abrindo-a logo de seguida – se tu estiveres ao pé da mãe eu tenho a certeza que ela fica logo mais feliz.
- Tá bom – retirei-a da cadeirinha, levando-a ao colo até à porta de casa do André. A Morena tocou à campainha e depressa a Iara nos veio abrir a porta – dinha!
- Bom dia, meu anjo! – a Morena precipitou-se na direção dos braços da madrinha, dando-lhe um abraço – ai mas que abraço tão bom!
- A mamã? – perguntou, muito depressa, a Morena ficando a olhar para a Iara.
- A mamã está na cozinha a fazer papinha! – como combinado, a Morena vem sempre aqui tomar o pequeno-almoço. Torna-se mais fácil para mim e para elas são mais uns momentos bons desta fase meia complicada.
- Podo ir lá?
- Claro que podes – a Iara colocou-a no chão e a Morena desatou numa correria pela casa dentro, desaparecendo no momento em que entrou na cozinha – como é que estás? – perguntou a Iara, olhando-me séria.
- Acho que vou andando. Não há “bem” neste momento.
- Eu preciso de falar contigo… - a Iara parecia preocupada. Bastante, até. Fechou um pouco da porta, vindo para o exterior da sua casa – a Ania não tem andado a comer nos últimos dias – confessou – ela pensa que eu não percebo, mas ela anda sem ingerir comida há uns dois, três dias. Anda à base de água, chá e pouco mais. Não faz uma refeição connosco, diz que tem sono e fica sempre lá por cima.
- Isso não me parece bom…
- Eu não sei como abordar este assunto com ela e, para ser sincera, eu já não sei como falar com ela – os olhos da Iara estavam abatidos. Não imagino como seja um dia delas nesta casa, como será o estado de espírito da Ania neste momento. Nas últimas duas semanas não nos víamos. Ela não vinha até aqui à porta buscar a Morena, nem a vinha trazer a mim. Quando eu entrava, ficava na cozinha ou no seu quarto. Era como se andasse cada vez mais a fugir de mim e eu sem saber o que fazer para me aproximar dela – eu estou preocupada com a tua mulher, Marcos. Ela não pode continuar assim…
- Importaste que passe aqui depois do treino para tentar falar com ela? Só nós dois?
- Claro que não. Vem com o André que, depois, nós levamos a Morena connosco a almoçar fora e ficam à vontade.
- Obrigado – aproximei-me dela, dando-lhe um beijo na testa – vai ficar tudo bem, Iara. E obrigado por tudo o que estão a fazer por ela. Eu não imagino o quanto será difícil ficar com a Ania assim…
- É quase como se ela fosse uma pessoa totalmente diferente – o meu maior medo. Que, no final desta fase, ela não seja mais a Ania que todos nós estamos habituados a ter por perto.


O treino não estava a correr bem. Estava a ser difícil para mim concentrar-me, fazer um passe ou um corte como deve ser. E o mister já o tinha percebido. Eu não estava concentrado no que estava a fazer, mas não foi por isso que me deixaram de parte. É algo que eu agradeço.
Sei que, se saísse daqui a meio do treino por uma repreensão, iria ficar chateado comigo mesmo e não conseguiria, provavelmente, ir ter com a Ania a seguir.
- Não achas que precisas de te concentrar mais?
- Rui…
- Eu não faço ideia o que se anda a passar contigo – o André, o treinador e a direção eram os únicos que sabiam de todos os detalhes – mas tu precisas de te focar no que estás a fazer. Vamos ter jogos demasiado importantes e precisamos de ti Marcos.
- Eu vou tentar, Rui – o André olhava-me, do outro lado do balneário, quase com aquele ar de está tudo a perceber-te. Sabia que era difícil manter isto um segredo por muito mais tempo… - pessoal? – acabei por falar alto, recebendo a atenção de todos naquele momento – eu quero pedir-vos desculpa. Nestes últimos treinos e jogos eu sei que não tenho estado no meu melhor. Sei que vos parece que não ando focado no clube por causa das propostas que os jornais expõem todos os dias – sim, seria o mais normal. Que eu, com as proposta que recebo, andasse mais preocupado com isso do que com o meu trabalho – mas não é isso. É algo pessoal.
- Não precisas de falar se não te sentires à vontade – garantiu o William, quase como me interrompendo naquele momento a dar-me uma segunda oportunidade para continuar ou não com o meu discurso.
- Vocês conhecem-me há quase, pelo menos, cinco meses – os novos que tinham chegado – outros já há um ano - o caso do Maurício e do William – e outros desde que eu cheguei há duas épocas – o André e o Rui – sinto que vos devo esta explicação por todas as horas que passamos neste balneário, de todas as horas de viagem que fazemos e por serem tão bons companheiros de equipa. Eu e a Ania estamos a atravessar uma fase muito complicada. Há uns meses atrás ela quis ser barriga de aluguer para o irmão – ela visível o espanto nos olhos de todos – nós avançamos com essa decisão, conscientes de que seria complicado para todos. Que poderia ser uma coisa que afeta-se o nosso casamento mas, na última consulta, ela descobriu que não poderia voltar a ter uma gravidez e iria ter de passar por todo o processo de fertilização que fez quando foi da gravidez da Morena – pela primeira vez falava com todos sobre algo tão pessoal. Mas sentia-me bem, era como se falasse com família – ela não aceitou muito bem, como devem calcular, e está a viver com o André e a Iara há quase dois meses – naquele momento uns olharam para o André e outros continuaram a olhar para mim – por isso, tem sido tudo muito complicado de gerir e eu quero pedir-vos desculpa por isso. Sei que não devemos misturar a nossa vida pessoal com a profissional…
- Isso não tem lógica, não – interrompeu o Maurício – a sua vida virou toda ao contrário, moleque! Tem mais do que razões para não ter o foco em todos os momentos.
- O Mau tem razão – concordou o Rui – e desculpa se fui um bocado obcecado demais em querer que te concentrasses mas não fazia ideia do que se estava a passar.
- Não tem problema. Eu percebi que estavam a achar que seria por causa das propostas…e é melhor saberem a verdade. Eu gosto muito de estar aqui, acreditem.
- Vai tudo ficar bem, moleque – num gesto super inesperado para mim, o Maurício foi aquele que primeiro se aproximou de mim, levando as suas mãos à minha cabeça – qualquer coisa que tu precisar, nós vamos estar cá pra você – cada um deles veio ter comigo, abraçando-me. Não tenho palavras para lhes agradecer por, simplesmente, serem uma segunda família para mim.


ANIA

- Mamã, não queres um cadinho?
- Não, meu amor, a mãe não tem fome. Come tu, vá – meti-lhe mais um bocadinho de bolo no prato, vendo-a comer.
- Depois podemos ir para a rua?
- Está a chover, princesa – respondeu-lhe a Iara – mas a dinha tem lá na sala umas coisinhas para ti!
- Tens?
- Tenho sim senhora! O pai natal dos dinhos chegou um bocadinho mais cedo com algumas prendas.
- A sério? – a Morena ficou surpreendida com aquela afirmação da Iara – porquê?
- Ele disse que te portas tão bem que merecias duas prendas antes do Natal! Já viste que sorte tens?
- Mãe – olhou-me – eu vou ter prendas do pai natal dos dinhos! – os olhos dela brilhavam imenso e mais pareciam que iam sair da sua cara.
- O pai natal sabe perfeitamente que a minha menina é muito bem comportada – levantei-me, dando-lhe um beijo na bochecha – a mãe vai à cozinha e já volta.
Olhei para a Iara antes de sair…sabia que ela está preocupada comigo. Não pára de olhar para mim a cada segundo, espreita-me de noite pensando que estou a dormir e, o mais importante de tudo, faz tudo o que consegue para manter a Morena ocupada enquanto aqui está. Algo que eu não consigo fazer.
Fui até à cozinha…não sei bem porquê. Acho que precisava de estar sozinha por um bocadinho. Como é que eu quero estar sozinha quando a minha filha está cá? Bom…porque eu não sou mais eu. Pelo menos não me sinto a ser aquela Ania que era a mãe da Morena. Aquela mãe que demorou tanto tempo a construir…simplesmente parecia não existir dentro de mim.
Onde e como é que eu conseguirei encontrar esse Ania? Será possível encontrá-la? Não queria ser assim, não queria passar a sentir-me como aquela Ania de há poucos meses atrás.
- Ela já comeu – a Iara entrou na cozinha com alguns pratos na mão – está a brincar na sala – ficou de costas viradas para mim, mas sabia perfeitamente que ela queria dizer mais qualquer coisa.
- Obrigada – acabei por ser eu a dizer algo…acho que a Iara só irá dizer qualquer coisa quando estivermos sozinhas.
- Precisas de te orientar – virou-se para mim, olhando-me bastante séria – não podes ficar assim por muito mais tempo. Eu sei que não te sou nada, que nem deveria ser eu a dizer estas coisas mas não dá simplesmente para não nos preocuparmos contigo. Não tens comido nada nos últimos dias – encostei-me à parede, acabando mesmo por baixar o olhar – deverias procurar ajuda, poderia fazer-te bem – ela aproximou-se de mim, abraçando-me – nós só queremos o teu bem.
- Eu sei… - que mais lhe poderia dizer eu? – obrigada…
- Tenta…pelo menos estar ali ao pé dela um bocadinho, sim? – assinalei que sim com a cabeça, vendo a Iara sair da cozinha. Por mais que eu queira…é tão difícil!

Já não ouvia ninguém há algum tempo. Foi como se tivessem simplesmente adormecido. Será que adormeceram? Não faltava muito tempo para o Marcos estar aí…dentro de pouco tempo a voz dele iria fazer-se ouvir nesta casa, todo o meu corpo ia vacilar sem reagir a nada. Iria continuar aqui, dentro deste quarto, olhando estas paredes sem querer estar ao pé dele.
A porta do quarto depressa se abriu e apressei-me a fechar os olhos. Provavelmente seria a Iara, dizendo-me que o Marcos tinha chegado…como o faz todos os dias. E todos os dias eu me deixo ficar aqui. Sentou-se ao fundo da cama, provavelmente olhando para mim. A respiração era mais pesada do que o habitual, o perfume diferente…era o do Marcos.
- Eu sei que não estás a dormir… - ouvi-lo assim tão perto era quase surreal. Parecia estar quase a ouvi-lo pela primeira vez em que nos conhecemos.

- Mister! - ouvimos um grito vindo do outro lado da garagem. 
O meu pai estava a ajudar o treinador do Estudiantes, neste inicio de época. Era uma espécie de motivador e treinador adjunto, mas só ia quando sentia que o tinha de fazer.
Vinha um jogador na direcção dele, com a pasta do meu pai na mão. 
- Faustino! - o meu pai largou-me e eu virei-me para esse tal jogador...que eu não estava a reconhecer pelo nome. Não há nenhum jogador com o nome Faustino...mas...é o Rojo. Deverá ser Faustino o primeiro nome dele.
- Mister...não me chame Faustino...
- Não é esse o teu nome rapaz?
- É...mas ninguém me trata assim. 
- Trato-te eu - o meu pai abraçou-o - bom jogo rapaz.
- Obrigado mister. Esqueceu-se da sua pasta à tarde. 
- Obrigado por ma teres trazido. 
- Ora essa...não tem de me agradecer - os nossos olhares trocaram uma faísca por uns momentos.
- Estou a ver a razão de teres sido tu a vir entregar-me a pasta...mas nem penses Faustino!
- Mister...não é nada disso. 
- Ai não? Vamos ver... Ania este é o Rojo, o nosso defesa central; Faustino... é a minha filha, Ania. 
- Filha!? Mister...
- Como eu pensava... mas pensava também que a cumprimentasses à mesma. 
- Claro...que sim - avançamos os dois na direcção um do outro e ele deu-me dois beijos, um em cada bochecha - Muito gosto, Ania. 
- Igualmente...Marcos - ele ficou a olhar para mim...posso não saber quem é o Faustino...mas sei perfeitamente quem é o Marcos Rojo, ou não fosse eu aficionada ao Estudiantes. 
- Estou a ver que não é com a sua filha que aprendeu o hábito de me chamar Faustino...
- Estás tão espantando quanto eu... - enquanto o meu pai ficou a falar com o rapaz por uns minutos, eu e a minha mãe fomos indo para o carro. 
Estávamos as duas no interior do mesmo e dei por mim a olhar para o Faustino...Marcos ou Rojo.

- Podes olhar para mim? – não sei quanto tempo estive sem abrir os olhos. Para ele provavelmente uma eternidade mas para mim foi o tempo que precisei até o fazer. Não foi o tempo suficiente para estar preparada para o encarar…acho que isso nunca iria estar mesmo que isto fosse combinado – obrigado – não sei se o deveria ter feito. A vontade de chorar apoderou-se de mim, mas ao mesmo tempo havia mais vontade de me aproximar dele – achas que podemos falar um bocadinho? – não lhe consegui dizer que sim…limitei-me a abanar com a cabeça, sentando-me na cama de seguida – eu vou precisar mesmo de te ouvir, Ania… - boa… - eu sei que nada disto é fácil para ti, que deve ter trazido à tona imensas emoções e memórias que não deveriam ser relembradas. Mas eu estou cansado…eu não quero que passemos a resolver as coisas com afastamentos – ele parou de falar, ficando a olhar para mim. Deveria eu dizer qualquer coisa neste momento? O que é que eu lhe digo? – tenho falado com a Iara sobre ti e eu sei que não tens comido nos últimos dias. Fala comigo, por favor.
- Creo que no sé lo que te decir confessei es muy difícil. Yo no soy la misma.
- Fala comigo… - pediu, aproximando-se mais de mim – diz-me tudo o que queiras e no fim veremos o que tu conseguiste dizer. Mais do que teu marido eu só quero perceber como é que tu estás neste momento.
- Sinto que não há qualquer luz ao fundo deste túnel – comecei – sinto que por cada vez que eu me tento reerguer há algo que me bloqueia. Eu não sei o que é…ou se calhar sei. Eu sei que desde que perdemos a Arya…eu não sinto que possa vir a ser a mesma – sentia o meu corpo a tremer e os olhos a encherem-se de água – eu nunca a conheci, nunca estive com ela nos meus braços mas eu tinha amor para dar às duas. Eu queria ter dado amor às duas, Marcos. Eu queria ter tido essa possibilidade na minha vida – se teria de falar com ele…que fosse sobre tudo o que se passa dentro de mim – achei que fosse conseguir isso trazendo ao mundo o meu sobrinho. Ele poderia despertar tudo o que está apagado em mim…ele iria ser um rebento tão pequeno que eu iria querer proteger e amar como se fosse meu filho. Mas depois eu penso: e se me fizesse pior? E se eu ficasse de tal forma ligada a ele que não aguentasse se mo tirassem? – o Marcos olhava-me atento…sabia que ele me iria deixar falar sobre tudo e só depois me ia dizer qualquer coisa – nunca será possível estar preparada para que me digam que não posso ter filhos se não fizer tratamentos – limpei as lágrimas que me tinham começado a escorrer pela cara…dói tanto falar sobre isto – é como se todos os teus sonhos desaparecessem. O sonho de ser mãe de uma família grande, de ter mais do que um filho…esse sonho desaparece mesmo que possam existir possibilidades. E depois para tentares ser mãe outra vez precisas de passar por todos aqueles tratamentos e voltas a lembrar-te da filha que perdeste… - ele deixou escapar uma lágrima…sabia que para ele também seria difícil, sabia que nada disto seria fácil para ninguém – eu…posso reagir da pior forma, eu não reajo de uma forma que seja justa para ti. Eu só penso em mim, eu só me preocupo comigo e não penso em ti, na nossa filha e na nossa vida – fiquei a olhar para ele…tinha terminado, eu não consigo mais.
- Tens de comer – disse-me, com aquela sua calma tão caraterística na voz – não podes deixar de comer.
- Não tenho tido apetite.
- Precisas de comer. De procurar ajudar para ti mesma…
- Eu não consigo falar disto com ninguém. Eu não quero ter de recordar tudo vezes e vezes sem conta…eu queria pôr uma borracha sobre tudo e apagar o que aconteceu.
- Não poderias fazê-lo. Nunca. Ao apagares o que aconteceu irias apagar toda a história que nós temos, todos os momentos que foram duros mas estivemos lá um para o outro.
- Mas era melhor! Era melhor porque eu não sofreria, tu não sofrias e não estavas nesta situação de ser pai e mãe da Morena quando eu não o consigo ser – destruía-me por dentro dizer tudo em alta voz…era melhor sempre que não o fazia. Ao menos conseguia não refletir sobre aquilo que dizia – eu não sou uma mulher capaz de estar a teu lado, não estou a conseguir cumprir aquilo que juramos um ao outro quando nos casamos. Por muito que eu queira eu simplesmente não sei quando conseguirei ser a tua esposa, a tua mulher e companheira. Eu não sei se alguma vez o fui…
- Não digas isso – aproximou-se de mim, levando as suas mãos ao meu pescoço. O toque dele gerou quase que um choque elétrico em todo o meu corpo. Arrepiou-me, fez-me sentir cada batimento do meu coração no fundo da minha garganta. Era o toque dele, aquele que sempre me deixa confortada – desde o primeiro dia que nos conhecemos foste minha mulher. Tu procuraste sempre o meu melhor, estiveste a meu lado nos tempos mais difíceis e em todos os mais bonitos. Deste-me a melhor filha do mundo, o nosso anjinho. Como te disse no dia do nosso casamento tu és a peça que faltava na minha vida, eu sou feliz contigo junto a mim…eu só te quero comigo – recordar o nosso casamento…tínhamos tanto medo naquele dia. Pelos nossos dois bebés – eu amo-te todos os dias. Desde o amanhecer até ao amanhecer seguinte. Sempre. Agradeceste-me, naquele dia, todos os miminhos que te dou…e eu quero continuar a dar-te – passou com o seu polegar sobre a minha bochecha sorrindo – agradeceste-me por tanta coisa, Ania…que não devias fazê-lo. Tu trouxeste o melhor de mim ao de cima, fizeste com que eu acreditasse no amor. Queres mulher e esposa melhor que tu? – encolhi os ombros não sabendo o que dizer – és a minha mulher. Nada mudará isso mas, por favor, volta para mim. Traz de volta a minha Ania…nem que seja aos pouquinhos. Eu tenho tantas saudades tuas… - juntou a sua testa com a minha, fechando os olhos.
Levei as minhas mãos à cara dele fechando também os meus olhos.
- Obrigada por teres vindo… - abracei-o. Acho impressionante como todas as palavras dele conseguem mexer com cada pedacinho do meu cérebro, do meu coração e de tudo em mim. Ele sempre o conseguiu fazer, sempre conseguiu chegar bem fundo dentro da minha alma.
- Olha para mim – afastei-me um pouco dele fixando o meu olhar no dele – vem comigo para casa. Só hoje. Só nós dois.
- A Morena…
- Eles cuidam dela. Creio que não se importam. Vamos ficar só nós dois sossegados. Não serão precisas palavras, nem gestos. Bastaria ficares nos meus braços só por hoje…
- Não pode ser…só hoje não será suficiente – levei as minhas mãos à sua cara – eu sei que, se for contigo, vou precisar de muito mais. Vou querer tudo mais. E eu preciso, primeiro, de assentar. De me sentir eu.
- Mas eu quero ajudar-te – levou as suas mãos à minha cintura, puxando-me para ele – diz-me, explica-me como é que o vamos fazer os dois. Vamos ficar juntos, os dois, a resolver tudo o que se passa contigo.
Sentir as mãos dele pelo meu corpo despertava aquelas sensações boas que há tanto tinham desaparecido. Sentir a respiração dele tão perto da minha arrepiava-me…mas aquela sensação de estar completamente quebrada por dentro mantinha-se.
Os lábios dele juntaram-se aos meus. Num ato tão rápido que eu não soube como reagir a ele…pelo menos nos primeiros segundos. Deixei-me envolver por aquele beijo, pelo desejo que ele começava a demonstrar…por mais que não fosse daqueles beijos tão intensos como muitos dos nossos, que fosse calmo conseguia despertar o desejo no Marcos…e em mim. Começava a ter esse efeito também em mim.
Levei as minhas mãos à camisola dele, livrando-me dela depressa demais. Talvez depressa demais para aquilo que ele esperava. Ficou a olhar-me, eu sei que ficou…mesmo que eu olhasse para o seu corpo, percorrendo cada pedaço da sua pele. Era o meu Marcos. Serei eu a sua Ania?  


Olá a todas! 
Ao fim de 49 capítulos, 211 comentários e mais de 11.100 visualizações no blog, chegou o dia de celebrar com vocês o terceiro aniversário da Your Love! Pois é...cumpre três anos hoje. O capítulo já vem um pouquinho tarde mas não poderia deixar passar a data em branco. 



Obrigada a todas vocês que estiveram aí ao longo deste tempo, àquelas que já desistiram e às que começaram a ler quando a fic já ia com alguns capítulos publicados. Sei que, ultimamente não tenho publicado com tanta frequência...peço desculpa por isso. Mas, às vezes, a nossa imaginação parece bloquear! 
Espero que não tenham desistido da história e que ainda haja alguém desse lado. Um grande beijinho a todas e fico a aguardar os vossos comentários. 

Ana Patrícia. 

2 comentários:

  1. Olá!
    Voltei à leitura e comecei por esta! Tinha vários capítulos em atraso mas decidi apenas comentar neste porque eram só três.
    Quando aos capítulos...confesso que tinha saudades de ler esta fic! Este casal Ania-Marcos será sempre especial por tudo o que já passaram e a forma como tentam resolver em conjunto os problemas tanto como casal como de cada um deles!
    Momento que mais me emocionou (não sei bem porquê): poderia ser este último da conversa dos dois mas não! Foi no capítulo anterior quando o Marcos teve a conversas com os colegas no balneário!
    Momento mais fofo: os momentos do Marcos com a Morena que é uma fofa e super engraçada!
    Quero mais! Próximo!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar